Sobre o Lar


Fundado em 1984, o Lar da Criança Padre Cícero é uma organização sem fins lucrativos, com o principal objetivo de cuidar, educar e reintegrar em suas famílias e comunidades crianças de 0 a 5 anos, que foram encaminhadas aos cuidados da instituição por Órgãos Públicos parceiros.

Em 2001, a instituição foi eleita por especialistas da área social embasados nos critérios da Consultoria Kanitz e Associados  (Revista Veja, Dez/2001), uma das 400 melhores instituições filantrópicas do Brasil e uma das três principais do Distrito Federal. 

Títulos e Registros do Lar da Criança Padre Cícero:
  • Utilidade Pública Federal: Decreto 50.517, de 2/5/1961 – DOU de 6/12/95 do Dec. De 5/12/95
  • Utilidade Pública Distrital: Decreto 7.896, de 28/2/1984 – Proc. 030.014.391/90 de DODF, de 28/11/90
  • Conselho Nacional de Assistência Social: Proc. 23002.006079/84-9, de 5/12/84 – Rec. Resolução 094/95
  • Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Assistência Social do Distrito Federal
 
Principais Projetos do Lar da Criança Padre Cícero:
  • Abrigo Lar da Criança Padre Cícero
  • Creche Lar da Criança Padre Cícero
  • Casas Lares
  • Reintegração Familiar
  • Laços de Família
  • Bliblioteca
Invista em instituições locais e contribua com o desenvolvimento local da sociedade! Conheça pessoalmente o trabalho das instituições do Distrito Federal e contribua! 

Venha nos conhecer!

  • ABRIGO Lar da Criança Padre Cícero

O Abrigo Lar da Criança Padre Cícero atende a crianças de 0 a 2 anos. A meta prioritária do Abrigo é integrar e manter a criança na família.

As crianças são encaminhadas à instituição pela Vara da Infância e do Adolescente do Distrito Federal, após verificada situação de abandono ou maus-tratos, e permanecem no Abrigo até que outro destino seja dado a elas pela Justiça. 

As crianças moram no Abrigo e recebem alimentação, vestuário, atividades lúdicas, atendimento médico e acompanhamento de serviço social. 

  • CRECHE Lar da Criança Padre Cícero

A Creche Lar da Criança Padre Cícero atende a crianças de 2 a 5 anos, atuando na Educação Infantil, por meio de propostas social e pedagógica.  

As crianças são encaminhadas à Creche após triagem realizada pela Administração Regional de Taguatinga. 

As crianças permanecem na Creche Lar da Criança Padre Cícero em período integral, e depois retornam às suas casas. Contam com atividades pedagógicas, lúdicas, psicomotoras, recreativas e esportivas, assistência médica, alimentação balanceada, além de comemorações cívicas e de datas especiais.

  • Casas Lares

O projeto visa proporcionar convívio familar entre as crianças atendidas pelo Abrigo, oferecendo condições familiares ao seu desenvolvimento e reintegração social.
Mães-sociais oferecem atendimento integral às crianças, criando condições próprias a uma família, tanto no aspecto físico e afetivo, como também no aspecto moral, intelectual, psicológico e social, fornecendo proteção e segurança para o melhor desenvolvimento dos atendidos.

  • Reintegração Familiar

Este Programa tem fundamental papel na sociedade, promovendo a reintegração na família e comunidade de crianças atendidas pelo Abrigo. Para o sucesso do programa, profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social realizam o acompanhamento e aconselhamento de famílias que recebem as crianças, com foco no desenvolvimento pleno do ser humano.

  • Laços de Família

O projeto promove atividades socioeducativas às famílias das crianças assistidas pela Creche,  que se encontram em situação de vulnerabilidade e de exclusão social.
Para os pais são oferecidos cursos profissionalizantes de artesanato, marcenaria, cabeleireiro, informática e costura; e palestras sobre temas variados, como Direitos e Deveres da Sociedade, e Higiene.

  • Biblioteca

Projeto de desenvolvimento da leitura entre as crianças, realizado em pareceria com a Fundação Abrinq. 


Como tudo começou:

Abrigar 40 meninos em casa parece uma loucura? Felizmente há pessoas que cometem insanidades como essa. É por causa de gente assim, que dedica todo o seu tempo para retirar da rua e dar dignidade e esperança às crianças, que existe o Lar da Criança Padre Cícero.

A obra de assistência à criança e ao adolescente órfão e abandonado foi iniciada em 1974, pelas mãos de Maria da Glória Nascimento de Lima, em sua casa, na QNA 06 casa 24, em Taguatinga-DF. Naquela época, ela abrigava com seus poucos recursos 90 crianças abandonadas. Atendia ainda, como voluntária, cerca de 400 famílias residentes na antiga invasão “Chaparral”, arrecadando cestas básicas, prestando atendimento às gestantes, entre outras atividades.

A instituição foi formalmente criada em 1984, recebendo o nome de Lar da Criança Padre Cícero, conforme Registro de seus Atos Constitutivos, no Cartório do 3º Ofício de Taguatinga, na data de 27 de abril daquele ano.

Dispondo de seus bens, “Glorinha” como é conhecida, adquiriu em 1988, um terreno junto à Terracap onde, com muita dificuldade, promoveu a construção da sede da instituição onde funciona até hoje.

Desde então, o Lar da Criança Padre Cícero vem ampliando sua atuação e formando parcerias que possibilitam sobrepor o auxílio meramente paliativo, passando a promover a reintegração das crianças às famílias e à sociedade.

Todos os programas desenvolvidos pela instituição estão devidamente consubstanciados em relatórios que são periodicamente enviados às instituições competentes, incluindo Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Ministério Público e Conselho de Assistência Social (CAS).




7 comentários:

  1. Eu to morrendo de saudades de meu filho .cristopher Rodrigues Romualdo .

    ResponderExcluir
  2. É desejo todo os cuidados do mundo pra todos ser .vivente.de Deus .

    ResponderExcluir
  3. Nao desejo pra filho de ninguem como nao desejo pra mim .

    ResponderExcluir
  4. Por favor entre encontato comigo eu amo meu filho cristopher
    .meu numero 6198506491

    ResponderExcluir
  5. Tenho disponibilidade pra voluntario, sou estudante de técnico em enfermagem.

    ResponderExcluir
  6. Como faço pra ser voluntária sou formada em nutrição

    ResponderExcluir